quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

YPIRANGA SPORT CLUB - MOSSORÓ

 



A 12 de setembro de 1920, foi fundado o Ypiranga Sport Club, cuja primeira diretoria ficou assim constituída:

PRESIDENETE – PADRE MANOEL COSTA

VICE-PRESIDENTE – SOLON ARANHA

SECRETÁRIO – JOÃO FELIPE DE OLIVEIRA

ORADOR – ALFREDO DE SOUZA MELO

TESOUREIRO – JOSÉ RAUPHANS CAVALCANTI

DIRETOR DE ESPORTES – BONIFÁCIO COSTA.

Sendo na oportunidade constituído o seu corpo de associados, o qual se compunha dos acima integrantes da diretoria, e mais: MANOEL LOPES DE MELO, LUIZ MIRANDA, ADAUTO MIRANDA, OSCAR CORREIA DIAS, JOSÉ FELICIANO PIMENTA, SÉRVULO MARCELINO, VICENTE LEITE, SEBASTIÃO CRUZ e ANÉSIO DA ROCHA

Essa agremiação, a exemplo do que fez o Humayta, tratou logo de organizar um bem treinado quadro de futebol, realizando o seu primeiro embate, contra o alvi-celeste, a 15 de novembro de 1920, em disputa da taça ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE MOSSORÓ, cuja renda foi revertida em benefício do Hospital de Caridade da terra de Santa Luzia.

Coube ao Ypiranga levar a melhor, pelo escore de dois tentos a zero, assinalados por Cordeiro e Costa. O cortejo foi dirigido pelo professor Eliseu Viana, sendo este o quadro vencedor: Eriberto, Luiz e Epifânio; Filemon, Lucylo e Euclides; Carlito, Alipio, Costa, Oscar e Cordeiro.

Findo o embate, dirigiram-se os jogadores e diretores dois bandos, para o Bar Alcino, onde teria lugar a cerimônia da entrega da taça, e ao transpor o campo, veio ao seu encontro um grupo crescido de senhoritas de nossa elite, que num vibrante entusiasmo, vinham trazer felicitações aos valorosos playrs do alvinegro, pela sua vitória tão dignamente alcançada, ante um tribunal de numerossíma assistência.

A multidão, então ovacionou em vivas e aplausos, usando no momento da palavra o jovem poeta Edinor Avelino, que proferiu um belíssimo discurso, exaltando a vitória do Ypiranga, e o valor do conjunto do Humaytá.

Fez o oferecimento da taça Capitão José Aves Tavares, presidente da Associação Comercial, agradecendo, em nome do clube, o senhor Alfredo de Souza Melo, em palavras de gratidão, o qual foi bastante aplaudido.

Sob a coordenação da Liga Mossoroense de Futebol, recém criada, foi organizado o primeiro campeonato oficial da cidade de Mossoró, com a realização do torneio inicio, no dia 15 de novembro de 1921, participando do mesmo cinco clubes, a saber: HUMAYTÁ, YPYRANGA, CENTRO, SANTA CRUZ e PALMEIDAS.

Foi o Ypiranga, o grande vencedor do torneio, havendo em seguida, uma série de divergências entre o Humaytá e a Liga, pelo que não  tornou-se possível realizar-se o campeonato, dissolvendo-se inclusive a mentora dos desportos citadinos.

Aumentava cada vez mais, nessa época, a rivalidade entre Humayta e Ypiranga, considerados, por muito tempo, os maiores rivais do futebol mossoroense.

Na inauguração do Estadium da Militada, em 25 de dezembro de 1921, o alvi-negro foi derrotado pelo Humaita, por um tempo a zero, formando da seguinte maneira: Periquito, Epifânio e Juca; Filemon, Lucylo e Euclides, Carlito, Alipio, Costa, OSCAR E Cordeiro.

Como nessa época, o mais salutar era promover temporadas, coube ao Ypiranga trazer a nossa cidade o América de Natal, isto em 1924, constituindo assim o alvinegro na primeira equipe local a vencer uma representação da capital, pelo escore de dois a um. O nosso representante atuou com Lopes, Vicente e Zé Costa; Veras, Joel e Mozart, Nunes, Cantuária, Gentil, Joazinho e Hilário. O América foi derrotado de Gama, Ricardo e Everaldo; Canela, Tinôco e Lanrtinr; Olavo, Teixeira, Agnaldo, De Maria e Pinheirão.

Não ficou somente nisso, sedento de vitórias, o Ypiranga tomou a iniciativa de novamente convidar um clube de fora, recaindo a escolha do Paraybano Sousa, o qual chegou no dia 30 de dezembro de 1925,

Entretanto, no dia 01 de janeiro de 1926, contra o promotor da temporada, sofreu o quadro visitante sua primeira derrota, quando o Ypiranga, desenvolvendo um jogo mais homogêneo e melhor armado, não encontrou dificuldades em sobrepuja-lo, por quatro tento a zero, formando desta maneira: Lopes, Vicente e Zé Costa, Veras, Joel e Mozart; Numes, Cantuária, Gentil, Joazinho e Hilário.

Procurando imitar o seu có-irmão, o Humaytá, quis o Ypiranga promover uma temporada fora de canchas mossoroenses, escolhendo para tal a capital do Estado,entabolando negociações com o América, em retribuição à visita dos natalenses, no ano de 1924,

Assim sendo, no dia 31 de janeiro de 1928, excursionou o esquadrão alvi-negro à capital espacial do Brasil, sendo derrotado pelo clube natalense,pelo escore de quatro tentos a dois, jogando as esquipes desta maneira.

AMÉRICA; Gama, Abilio e Everaldo; Gustavo, Canela e De Maria; Pimenta, Olavo, Barradas, Pinheirão e Praça.

YPIRANGA – Rollecaux; Zé Dantas e Vicente; Mozart, Lira e Joel; Nunes, Júlio Ferreira, Hemetério, Gentil e Hilário.

O aspecto pitoresco também faz parte da vida do Ypyranga. Quando da realização de um macch-treino, entre componentes do alvi-negro e o Centro Sportivo Mossoroense, juntamente quando fazia sua estreia no arco o goleiro Loureiro, ao ver Vicente de Albuquerque, então zagueiro possuidor de um forte chute, deslocado para o comando do ataque, não encontrou outra alternativa, o gool-keap ypiranguista, para chamar o juiz, e confidenciar: “SEU JUIZ, FAÇA O VICENTE RETORNAR PARA SUA POSIÇÃO, POR     EU NÃO FICA BEM PARA MIMM WSTREAR HOJE E TER PELA FRENTE UM JOGADOR DE TIRO TÃO FORTE...”. Como ameaçasse deixar o jogo, resolveu o então árbitro atender a pretensão do goleiro, voltando  Vicente de Albuquerque para a zaga...

Foram fiéis beneméritos do Ypirangua, Hemetério Fernandes de Queiroz, Duodécimo Rosado, Dr. Rafael Fernandes Manoel Fernandes de Negreiros, Alcides Dias Fernandes, Dr, Mozart Menescal, Dr. Hilário Cunha e tantos outros nomes ilustres, que aqui residiram

FONTE LIVRO FUTEBOL EM FAMÍLIA, DE OLOISMAR MEDEIROS LIMA

 

FRANCISCO VICENTE DE MIRANDA MOTA – MOSSORÓ

PREFEITO DE MOSSORÓ-RN, NO PERÍODO DE 03 DE JANEIRO DE 1951 A 31 DE MARÇO DE 1953 E PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL

Nasceu no dia 17 de outubro de 1908, filho de Francisco Vicente Cunha da Mota e de Dona Maria Marcília de Miranda Mota, vindo ele de uma família de políticos, pois seu pai, seu tio Monsenhor Mota foram governantes de Mossoró

Seu destino foi seguir a política como os seus familiares, foi vereador e, eleito pela câmara Municipal, em sucessão a Jorge Pinto, governou a cidade de Mossoró no período de 03 de janeiro de 1951 a 31 de março de 1953. Também exerceu atividades comerciais durante muitos anos na cidade de Mossoró.

Com a vaga deixada por Jerônimo Dix-sept Rosado Maia para ocupar o cargo de governador do Estado do Rio Grande do Norte, o vereador Francisco Vicente de Miranda Mota foi eleito pela Câmara Municipal para o término do mandato de prefeito de Mossoró

FONTE – LIVRO GOVERNANTES DE MOSSORÓ, DE LINDOMARCOS FAUSTINO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O LXXIII BLOG DO STPM JOSÉ MARIA DAS CHAGAS - MOSSORÓ-RN

Arquivo do blog

YPIRANGA SPORT CLUB - MOSSORÓ

  A 12 de setembro de 1920, foi fundado o Ypiranga Sport Club, cuja primeira diretoria ficou assim constituída: PRESIDENETE – PADRE MANO...